quarta-feira, 4 de março de 2009

Panorama da Dor do Câncer

Segundo levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde), 10 milhões de pessoas no mundo inteiro são diagnosticadas com algum tipo de câncer anualmente.

Dos adultos em tratamento de câncer, 2/3 representam estágio de malignidade avançada, com experiência de dor. Em crianças, o quadro é similar.

Mesmo após a cura da doença, entre 15% a 25%% dos pacientes desenvolvem quadro de dor crônica causados pelo próprio tratamento oncológico, tais como quimioterapia, radioterapia ou procedimentos cirúrgicos, que afetam o sistema neuropático ou musculoesquelético.

Buscar melhorar a qualidade de vida é essencial para o tratamento do paciente oncológico, em que aspectos físicos e emocionais da doença costumam debilitar consideravelmente. Assim, dispor das diversas alternativas terapêuticas para tratar a dor é um direito do paciente.

Estes e outros aspectos da dor oncológica e as vias de tratamento serão abordados na palestra de abertura da campanha Viva Sem Dor, ministrada pelo Dr. Cláudio Fernandes Corrêa, coordenador do Centro de Dor e Neuro-oncologia do Hospital 9 de Julho. A palestra gratuita acontecerá na próxima sexta-feira (6/3), às 12 horas, no Anfiteatro do Hospital 9 de Julho (Rua Peixoto Gomide, 613 – 8 andar – Ala D).
Inscrições pelo telefone: 11 3147-9881.

Nenhum comentário: