segunda-feira, 16 de março de 2009

A cada 5°C, risco de enxaqueca sobe 7,5%

As altas temperaturas dos últimos dias do verão podem ter incomodado a cabeça de muita gente, não só pelo calor. Um estudo mostrou que o risco de incidência de enxaqueca é maior nos dias quentes. Para cada 5°C a mais na temperatura do ar, a probabilidade de ser vítima da dor sobe 7,5%.

A constatação foi de pesquisadores do Centro Médico Beth Israel Deaconess, em Boston, nos Estados Unidos, que analisaram mais de 7 mil casos entre maio de 2000 e dezembro de 2007.

A solução para a incômoda dor de cabeça pode não estar em comprimidos, mas na ponta da agulha. Uma pesquisa da Universidade Duke, nos Estados Unidos, demonstrou que a acupuntura traz melhores resultados no combate ao mal que aflige milhões de brasileiros.

O levantamento americano compilou 32 estudos, cruzando informações sobre 4 mil pacientes que sofriam de enxaqueca, cefaleia tensional e outras formas de dor de cabeça crônica. O estudo indicou relatos de melhora de 62% dos pacientes que passaram por cinco a seis sessões de acupuntura. Dos que foram tratados com medicamentos, o índice foi de 45%.

A pesquisa analisou se houve efeito placebo, com a aplicação de agulhas em pontos não terapêuticos. Nessa verificação, o índice de melhora dos pacientes submetidos às "agulhadas verdadeiras" foi de 53%. Entre os que passaram pela "falsa" acupuntura, a taxa foi de 45%.

"A acupuntura está se tornando uma opção favorável para uma variedade de propósitos, que vão desde melhorar a fertilidade à redução da dor pós-operatória, porque as pessoas experimentam significativamente menos efeitos colaterais e ela pode ser uma opção menos cara do que as outras", disse o pesquisador Tong Joo Gan, líder do estudo.

Nenhum comentário: