Segundo levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde), 10 milhões de pessoas no mundo inteiro são diagnosticadas com algum tipo de câncer anualmente.
Dos adultos em tratamento de câncer, 2/3 representam estágio de malignidade avançada, com experiência de dor. Em crianças, o quadro é similar.
Mesmo após a cura da doença, entre 15% a 25%% dos pacientes desenvolvem quadro de dor crônica causados pelo próprio tratamento oncológico, tais como quimioterapia, radioterapia ou procedimentos cirúrgicos, que afetam o sistema neuropático ou musculoesquelético.
Buscar melhorar a qualidade de vida é essencial para o tratamento do paciente oncológico, em que aspectos físicos e emocionais da doença costumam debilitar consideravelmente. Assim, dispor das diversas alternativas terapêuticas para tratar a dor é um direito do paciente.
Estes e outros aspectos da dor oncológica e as vias de tratamento serão abordados na palestra de abertura da campanha Viva Sem Dor, ministrada pelo Dr. Cláudio Fernandes Corrêa, coordenador do Centro de Dor e Neuro-oncologia do Hospital 9 de Julho. A palestra gratuita acontecerá na próxima sexta-feira (6/3), às 12 horas, no Anfiteatro do Hospital 9 de Julho (Rua Peixoto Gomide, 613 – 8 andar – Ala D).
Inscrições pelo telefone: 11 3147-9881.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário