segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Acupuntura funciona até mesmo em pontos falsos

Uma pesquisa sobre dores de cabeça realizada na Alemanha, incluindo 6.700 pacientes, constatou que a acupuntura tem resultados satisfatórios até mesmo quando aplicada em pontos falsos (pontos de acupuntura que não são diretamente ligados à dor). 41% dos participantes tratados com pontos falsos relataram diminuição da dor em pelo menos 50%.


De acordo com o acupunturista do Centro de Dor do Hospital 9 de Julho, Dr. Fábio Roza, quanto mais proximo do ponto correto, maior e melhor serão os efeitos da técnica. Pontos distantes também podem ter resultados significativos – menores - mas existentes.


Ainda segundo Roza, assim como em qualquer outro tratamento, é preciso que o paciente acredite na proposta aplicada. “O efeito placebo tem uma forte relação com o límbico – região do cérebro que controla as emoções. Se o paciente acredita que irá melhorar, já haverá uma grande possibilidade de que a técnica adotada surta mais efeito. O contrário também é válido, ou seja, de um paciente que não adere ao tratamento por não acreditar e, consequentemente, não ter os resultados esperados de melhora”, conclui.

Nenhum comentário: