terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Dia 29 - Centro de Dor no programa Pra Você (TV Gazeta)

Acompanhe entrevista do Dr. Claudio F. Corrêa, coordenador do Centro de Dor do Hospital 9 de Julho, no programa Pra Você (TV Gazeta - SP).

O tema da entrevista será a Dor Crônica e o lançamento da nova campanha do Serviço, voltada ao tratamento da dor oncológica.

Nao Perca. É dia 29/01 - a partir das 10h30

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Acupuntura funciona até mesmo em pontos falsos

Uma pesquisa sobre dores de cabeça realizada na Alemanha, incluindo 6.700 pacientes, constatou que a acupuntura tem resultados satisfatórios até mesmo quando aplicada em pontos falsos (pontos de acupuntura que não são diretamente ligados à dor). 41% dos participantes tratados com pontos falsos relataram diminuição da dor em pelo menos 50%.


De acordo com o acupunturista do Centro de Dor do Hospital 9 de Julho, Dr. Fábio Roza, quanto mais proximo do ponto correto, maior e melhor serão os efeitos da técnica. Pontos distantes também podem ter resultados significativos – menores - mas existentes.


Ainda segundo Roza, assim como em qualquer outro tratamento, é preciso que o paciente acredite na proposta aplicada. “O efeito placebo tem uma forte relação com o límbico – região do cérebro que controla as emoções. Se o paciente acredita que irá melhorar, já haverá uma grande possibilidade de que a técnica adotada surta mais efeito. O contrário também é válido, ou seja, de um paciente que não adere ao tratamento por não acreditar e, consequentemente, não ter os resultados esperados de melhora”, conclui.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Homens são mais acometidos por Mal de Parkinson do que mulheres

Pesquisadores norte-americanos revisaram os sete últimos estudos publicados sobre a patologia e concluíram que a maior parte de seus portadores é representada pelo sexo masculino.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Mulheres sofrem mais com Atrite Reumatóide

Uma pesquisa recente realizada em diversos países revelou que os sintomas de dor da artrite são mais severos em mulheres do que em homens.

Confira a matéria na íntegra do jornal Estado de S. Paulo, versão online: (
http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid307269,0.htm)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Matéria sobre dor na Viva Saúde

O neurocirurgião e coordenador do Centro do Centro de Dor do Hospital 9 de Julho, Dr. Claudio Corrêa, é um dos entrevistados na reportagem sobre Dor publicada na edição de janeiro na revista Viva Saúde. Intitulada “Mais ou Menos Dor?”, a matéria da repórter Sílvia Delpicolo traz abordagens sobre a intensidade da Dor, a predisposição genética e a diferença de níveis de Dor entre homens e mulheres.

Confira a matéria no link